MAIS VIVA DO QUE NUNCA
Ricardo Eletro muda de nome e reabre lojas
A Ricardo Eletro, que por muitos anos atuou apenas como e-commerce, está expandindo seus negócios com a abertura de novas lojas físicas. O grupo Máquina de Vendas, proprietário da varejista, planeja inaugurar mais de 50 novas unidades até 2024. Contudo, o novo nome da loja é “Nossa Eletro“.
Entretanto, a empresa enfrentou graves problemas financeiros com a Justiça, o que a levou a fechar quase todas as suas lojas. O antigo proprietário, Ricardo Nunes, foi acusado de sonegar R$ 400 milhões. Com isso, vendeu sua participação no grupo em 2019 para o fundo privado Starboard.
PEDIU RECUPERAÇÃO JUDICIAL
A Ricardo Eletro entrou com pedido de recuperação judicial em 2020 e, apesar de ter revertido dois pedidos de falência na Justiça, ainda enfrenta dificuldades financeiras. O CEO da varejista, Pedro Bianchi, afirma que a abertura de novos pontos é essencial para o equilíbrio da empresa e que o dinheiro para esse investimento veio do desbloqueio de recursos penhorados pela Justiça.
Para isso, a empresa está abrindo 3 estabelecimentos por mês até o fim do ano. Ela tem o objetivo de fechar 2023 com 25 unidades e completar 50 no ano que vem. Porém, as novas lojas estão sendo inauguradas com uma nova marca: “Nossa Eletro”. Segundo Bianchi, isso traz um maior sentido de coletividade para a Ricardo Eletro e afasta a imagem da empresa do nome do antigo proprietário.
Apesar da mudança de nome nas lojas físicas, o e-commerce continuará com o nome tradicional da Ricardo Eletro, pois os clientes online buscam segurança nas suas compras digitais e um nome conhecido facilita nesse processo, de acordo com o CEO da varejista.
Integrar as lojas físicas com o site de vendas da Ricardo Eletro será um dos maiores desafios da empresa, pois exigirá uma logística eficiente. Contudo, a abertura de novas lojas físicas pode ser um sinal de que a varejista está se recuperando e pode voltar a ser uma das maiores do Brasil.
Fonte: Mercado Hoje
COMPARTILHE