A LUTA É NACIONAL
Comerciários do Brasil debatem novos desafios da categoria e dos sindicatos
Nesta quinta e sexta (21 e 22 de setembro), no Rio de Janeiro, dirigentes de sindicatos de comerciários da Bahia se somaram a sindicalistas comerciários de vários estados para debater temas de interesse da categoria e do País.
Cerca de 200 lideranças participam do encontro que discute o cenário político atual com o governo Lula; as transformações no comércio e seus impactos na vida dos comerciários e das comerciárias; o novo perfil da categoria; a necessidade de desenvolver lutas nacionais em temas como o trabalho aos domingos (especialmente após a mudança na lei federal); e a organização dos sindicatos e da categoria.
“Esse é um momento importante do Brasil com o novo governo do presidente Lula. O cenário é propício para a retomada de lutas em todas as categorias. É importante essa troca de experiências, informações e conhecimentos para aprimorar nossa ação em cada estado”, afirma Jairo Araújo, dirigente do Sindicato de Itabuna e presidente da FEC Bahia (federação que representa várias entidades no estado).
Para o dirigente, o encontro prepara os dirigentes para enfrentar melhor os desafios atuais. “Temos que defender os interesses da categoria comerciária combinado com a luta maior que é a reconstrução do País, resgatando direitos eliminados e produzindo o crescimento da economia, com geração de empregos e a valorização do trabalho”, destaca.
Estão presentes no Rio de Janeiro dirigentes dos sindicatos de comerciários e de supermercados, de Salvador, Itabuna, Irecê, Paulo Afonso, Itaberaba, Juazeiro, Lauro de Freitas e Itamaraju. Além do Sindicato dos Comerciários de Nossa Senhora do Socorro, em Sergipe, que atua junto à FEC Bahia.
COMPARTILHE