NÃO É BRINQUEDO, NÃO
Dia das Crianças: varejo deve movimentar R$ 8,44 bilhões em vendas
Cálculo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revela que as vendas do comércio varejista para o Dia das Crianças devem somar R$ 8,44 bilhões este ano. A alta é de 1,2%, em relação ao desempenho do ano passado, já descontada a inflação do período. No ano passado, o setor movimentou R$ 8,34 bilhões em vendas, em meio à influência da inflação pressionada e dos juros elevados.
Segundo a CNC, o Dia das Crianças é considerado o terceiro evento mais importante do calendário do varejo, ficando atrás do Natal e do Dia das Mães em volume de vendas. A entidade calcula que o preço médio da cesta composta por 11 grupos de bens e serviços relacionados à data suba 7,0% em relação à mesma data de 2022, representando desaceleração ante o aumento de 9,9% registrado no ano passado.
Os maiores avanços de preços são previstos nos itens sapatos infantis (+12,4%), livros (+10,3%) e tênis (+9,0%). Na direção oposta, videogames (-8,5%) e bicicletas (-0,1%) devem estar mais baratos do que há um ano. Em relação a setores, Vestuário e calçados será o destaque nas vendas em 2023, concentrando 33% do volume previsto (R$ 2,83 bilhões), seguido por Eletroeletrônicos e Brinquedos (R$ 2,13 bilhões) e Perfumaria e cosméticos (R$ 1,65 bilhão).
Ainda segundo a CNC, quatro Estados devem responder por quase 60% do total movimentado com a data em 2023: São Paulo (R$ 2,738 bilhões), Rio Grande do Sul (R$ 840 milhões), Minas Gerais (R$ 838 milhões), e Rio de Janeiro (R$ 675 milhões). O maior avanço regional nas vendas em relação à mesma data de 2022 é esperado no Ceará, alta de 7,7%.
Com informações do Estadão
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