FEC EM DOSE DUPLA

Entidade acompanha dois eventos do Dia dos Comerciários em Salvador

COMPARTILHE

Uma segunda-feira (16) com cara de feriado em Salvador. E foi! Trata-se do feriado dos comerciários e das comerciárias, com as celebrações realizadas pelo Sindicato dos Comerciários e o SintraSuper (trabalhadores de supermercados). Todo o comércio fechado consolida a data na capital baiana. As atividades aconteceram na Arena Beach Salvador e na Arena Imbuí, com campeonatos de futebol, sorteios de prêmios e festa com Eduardinho Fora da Mídia, banda Yayá Muxima, Grupo Partido Popular e Família Nesse Samba.

Quem acompanhou de perto foi o presidente da Federação dos Comerciários no estado (FEC Bahia) e dirigente dos Comerciários de Itabuna, Jairo Araújo. Ele reforçou a importância da unidade dos sindicatos. “Vemos problemas comuns no comércio em várias cidades baianas e a FEC vai mobilizar nossas entidades para desenvolver ações conjuntas no estado. É importante os comerciários valorizarem seus sindicatos, pois são eles que fazem a luta coletiva e conquistam reajuste salarial, esse feriado importante e outros benefícios”, destacou.

O presidente do Sindicato dos Comerciários, Renato Ezequiel, destacou a importância da data. “É a única categoria que faz uma cidade parar e dizer que está tudo fechado porque é o Dia dos Comerciários. É uma conquista de muita luta e que precisa ser valorizada. Celebramos sem esquecer dos desafios que temos pela frente, como retornar o pagamento do trabalho aos domingos na Convenção Coletiva, lutar por mais restaurantes do Sesc e acabar com a pressão nas lojas, que está adoecendo muitos trabalhadores. E só com unidade vamos conseguir isso”, afirmou.

Segundo a presidenta do SintraSuper e da CTB Bahia, Rosa de Souza, isso mostra a força da categoria e da data. “Somos a única categoria para uma cidade inteira. É uma conquista histórica em todo o Brasil. Hoje, vários sindicatos realizam atividades para celebrar, mostrando a força desta data. Nosso trabalho influencia nas cidades e no estado, além de ter importância na economia. Vamos atuar para que se torne uma lei municipal. O SintraSuper, a CTB e a FEC atuarão firmes para reforçar a luta dos comerciários e das comerciárias na Bahia”, afirmou.

APOIOS IMPORTANTES

O ato contou com a participação dos vereadores de Salvador, Augusto Vasconcelos e Hélio Ferreira, ambos do PCdoB, e do vice-presidente da CTB Bahia, Emanoel Souza.

“Parece uma greve geral. A gente passa pela cidade e vê tudo fechado. É um dia de refletir sobre a realidade da classe trabalhadora, agora com o Brasil sob o governo Lula, que precisa do nosso apoio para fazer as mudanças acontecerem. Temos um Congresso conservador que não vai deixar avançar, exigindo que a gente ocupe as ruas. Parabéns e destaco a figura de Rosa de Souza como presidenta do sindicato e da nossa Central, pelo trabalho”, disse Emanoel.

Hélio Ferreira ressaltou a ação do Sindicato, também, nas lutas da cidade. “O trabalho de vocês ajuda a desenvolver a economia local e do estado. Em todas as manifestações em defesa da sociedade, a entidade está presente. Sou rodoviário, mas nosso mandato é popular e está à disposição de todas as categorias”, enfatizou.

Autor do projeto que visa transformar o Dia dos Comerciários em lei municipal, Augusto Vasconcelos reforçou a importância da categoria. “Vocês fazem parte do PIB da cidade e este dia especial marca a resistência de trabalhadores e trabalhadoras essenciais em nossa capital. Estamos juntos por dias melhores”, destacou.

com informações do SintraSuper e Sindicato dos Comerciários

COMPARTILHE
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.