FÉc NA LUTA
Jairo Araújo destaca força dos movimentos sociais na Festa do Bonfim
Na Bahia, para os baianos, um bom começo de ano passa pela festa do Senhor do Bonfim. E nesta quinta (11), milhares de pessoas participaram do cortejo, da Igreja de Nossa Senhora da Conceição (no Comércio) até a Colina Sagrada, no Bonfim. Em 2024 é especial, pois se comemoram 270 anos de tradição de uma das festas mais aguardadas do calendário baiano.
A fé e a devoção dos baianos se misturam com música, arte e curtição entre amigos. Esse ano, os blocos afro e afoxés, como Ilê Aiyê e Filhos de Gandhy, além de Carlinhos Brown com os Zárabes marcaram presença. Outra tradição é a presença, especialmente em ano eleitoral, de políticos que verificam na multidão o termômetro de sua popularidade. E dos movimentos sociais, que levam suas bandeiras de luta durante o cortejo.
Quem saiu de Itabuna para Salvador, indo direto para cortejo, foi Jairo Araújo, dirigente do Sindicato dos Comerciários de Itabuna e presidente da FEC Bahia. A entidade levou duas palavras de ordem ao liderar o bloco de dirigentes comerciários: uma pedindo que parem o estado terrorista de Israel e pela Palestina Livre. E outra falando em fé na luta para conquistar mais direitos e eleger comerciários em outubro.
“São mais de um milhão de pessoas presentes, gerando uma grande oportunidade para chamarmos atenção de temas importantes para a classe trabalhadora e a sociedade. Pela força que tem os movimentos sociais na festa, definimos reforçar esse apelo contra o genocídio praticado por Israel contra o povo palestino. Além de falar da luta por novas conquistas e na eleições de comerciários no pleito de outubro. Temos vários dirigentes em cidades importantes que podem se candidatar às câmaras municipais e se eleger para representar a categoria comerciária”, frisou Jairo.
O sindicalista destacou a presença dos dirigentes do Sindicato dos Comerciários de Salvador e ação do SintraSuper (Sindicato dos Trabalhadores em Supermercados de Salvador), que chamou atenção para o fechamento de lojas e demissões no Carrefour. Jairo fez a caminhada ao lado de lideranças do PCdoB, de várias entidades e da CTB Bahia, Central sindical que tem como filiados os principais sindicatos baianos.
COMPARTILHE