LUTA EM ITABUNA
Sem acordo, comércio lojista não abre dia 2 de novembro
O impasse nas negociações com os patrões na Campanha Salarial dos comerciários de Itabuna, até o momento, impede a abertura do comércio no sábado (2), Dia de Finados. Com data-base no mês de outubro, até o momento não foi assinada a Convenção Coletiva de Trabalho, podendo impactar o funcionamento das lojas de rua e do Shopping Jequitibá em outros feriados.
Segundo o sindicato, o sindicato patronal propôs a retirada do pagamento adicional pelo trabalho realizado nesses dias, gerando resistência entre os trabalhadores. “A legislação em vigor exige que, para o uso da mão de obra dos comerciários, é necessário que conste em acordo coletivo de trabalho. Com o impasse, não existe base legal para o funcionamento das lojas do shopping nos feriados”, pondera Amanda Santos, presidenta do Sindicato.
A dirigente informou que, em assembleia realizada no dia 25 de outubro, a categoria decidiu não aceitar trabalhar sem o pagamento pelo domingo e feriado trabalhados, entre outros direitos. “Aguardamos uma resposta do setor patronal. Caso o impasse continue, estamos estudando medidas judiciais e outras ações para assegurar que, sem acordo coletivo, não haverá trabalho nos feriados”, diz Amanda.
com informações do Sindicato
COMPARTILHE