SINTRASUPER PLANEJA

Seminário prepara campanha salarial nos supermercados de Salvador

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Na quinta-feira (13) e na sexta (14), o SintraSuper realizou seminário de planejamento da Campanha Salarial 2025. Conduzida pela secretária de Formação, Dalva Leite, e o dirigente Evangelista Rios, o encontrou analisou o cenário político atual para definir as melhores estratégias de negociação e as ações da campanha.

Na abertura, a presidente do SintraSuper e da CTB Bahia, Rosa de Souza, alertou para o cenário em que a campanha se realizará. “É uma conjuntura desafiadora para a classe trabalhadora e os sindicatos. Vemos bons números da economia, do comércio e do setor de supermercados, gerando uma expectativa de uma boa negociação. O seminário deve apontar as melhores estratégias para assinar uma boa Convenção Coletiva, como nos anos anteriores. Esse ano, vamos tratar do fim da escala 6×1, melhorar o valor da alimentação, de creches e um reajuste com ganho acima da inflação”, destacou.

Dalva Leite apresentou os objetivos do seminário, orientando os dirigentes para “avaliarem os dados da conjuntura, que seriam apresentados pela economista do Dieese, Ana Georgina Dias, e traçarem as melhores ações na campanha e nas negociações”. A dirigente explicou a metodologia e as dinâmicas dos trabalhos.

POLÍTICA E ECONOMIA

O Brasil, segundo Ana Georgina Dias, vive um bom momento econômico. “Temos um baixo índice de desemprego, crescimento da economia acima das projeções do mercado financeiro, geração de mais de 3 milhões de empregos, melhoria da massa salarial. Vemos que o PIB cresceu 3,20% em 2023 e 3,45% em 2024. Mas, tem os problemas da inflação dos alimentos e a taxa de juros alta, que precisam ser tratados pelo governo Lula”, pontuou.

A economista mostrou que o comércio e o setor de supermercados superaram. “As vendas do varejo cresceram 7,3% na Bahia, enquanto que no Brasil, o índice foi de 4,6%, comparando 2024 com 2023. Já o volume de vendas nos supermercados, no mesmo período cresceu 11,6% no estado, bem superior ao do Brasil, que foi de 5,8%. Isso permite que as empresas de supermercados valorizem mais os trabalhadores e as trabalhadoras, garantindo um bom reajuste e benefícios sociais”, enfatizou.

DEBATE E TRABALHO EM GRUPOS

Dirigente da FEC Bahia e do SintraSuper, Evangelista Rios apresentou os principais itens da pauta de reivindicações e orientou os participantes a debaterem os dados apresentados para definir as ações e estratégias de campanha e das negociações.

Vários dirigentes falaram e apontaram algumas ações, como fazer jornal com principais cláusulas da pauta, os dados de crescimento do comércio e dos supermercados, a importância da Convenção Coletiva para a categoria ter reajuste salarial e benefícios sociais. Além de a diretoria se manter tensionada permanentemente para mobilizar a categoria nas lojas, desde a apresentação da campanha e durante as negociações.

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