COMERCIÁRIOS NO 1º DE MAIO
Sindicatos participam de atos em Salvador, Itabuna e Sergipe
A FEC e a categoria comerciária foram representadas em atividades do 1º de Maio, nesta quinta-feira, na Bahia e em Sergipe. Nossos dirigentes reforçaram as reivindicações das centrais: o fim da escala 6×1 e a redução da jornada de trabalho (sem redução salarial); isenção de imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil e taxação dos super ricos; igualdade salarial para homens e mulheres; reforma agrária e fortalecimento da agricultura familiar; e valorização dos serviços públicos e dos servidores.
Em Salvador, a CTB Bahia e seus sindicatos marcaram presença no Farol da Barra e na corrida. A presidenta da Central e do SintraSuper, Rosa de Souza, participou de um encontro com o governador Jerônimo Rodrigues (PT). “Mais um ato unificado das centrais na Bahia mostra a importância da unidade da classe trabalhadora para vencer os desafios atuais e ajudar a reconstruir o Brasil. Com o governo Lula, resgatamos políticas sociais importantes, redução do desemprego, melhoria salarial e outras conquistas”, afirmou a sindicalista.
O vice-presidente do SintraSuper, Edvã Galvão destacou o problema crescente de saúde nas categorias, com o Brasil apresentando 500 mil trabalhadores e trabalhadoras afastados por doença mental. O presidente dos Comerciários de Salvador, Renato Ezequiel ressaltou que o Brasil não pode retroceder e o governo luta precisa de apoio para avançar as mudanças.
ITABUNA
Em Itabuna a atividade foi organizada pela CTB Sul com a participação do Sindicato dos Comerciários e outras entidades. O ato aconteceu na Areninha do Bairro Conceição. Segundo a presidenta Amanda Santos, é um momento de resistência e consciência. “Foi um grande evento. O 1º de Maio é dia de luta e reflexão. Hoje, nossa principal bandeira é o fim da escala 6×1, que penaliza a classe trabalhadora. Mas também é momento de celebrar conquistas, se divertir e recarregar as energias para a labuta do dia a dia”, destacou.
SOCORRO (SERGIPE)
Na cidade de Nossa Senhora do Socorro, estado de Sergipe, o Sindcomerciários marcou presença no ato unificado. “O que vimos foi emocionante: rostos determinados, vozes unidas e corações cheios de coragem. Caminhamos juntos, lado a lado, porque acreditamos que é possível construir um futuro mais justo para todos. Nosso papel como sindicato é lutar todos os dias para que os direitos da nossa categoria sejam respeitados. Porque trabalhador não quer favor, quer dignidade”, afirmou Alfredo Souza, presidente da entidade.
com informações dos sindicatos
COMPARTILHE