NOVEMBRO NEGRO

CTB mobiliza sindicatos e dirigentes para atividades

COMPARTILHE

Novembro Negro é um momento especial para os movimentos que lutam contra o racismo no Brasil. E a CTB Bahia está mobilizando dirigentes e entidades para as atividades que vão acontecer durante esses 30 dias. O secretário de Combate ao Racismo da Central, Jerônimo Silva Júnior destaca a importância das celebrações, especialmente a grande marcha do 20 de Novembro.

“Por orientação da Central, nossos sindicatos têm desenvolvido ações em suas categorias, na capital e em vários municípios baianos. Isso ajuda a fazer o debate sobre o racismo na sociedade e, também, nos locais de trabalho. É importante essa atitude na luta diária para combater preconceitos e discriminações contra a população negra e afrodescendente. Sindicatos têm um poder extraordinário para chamar a atenção sobre temas relevantes. Além disso, temos a presença sempre forte dos nossos dirigentes nas atividades gerais que são programadas. Esse ano, não será diferente”, enfatiza.

O dirigente lembra que, entre as atividades, tem uma nacional no dia 19. A partir das 16h, no Sindicato dos Bancários da Bahia, acontecerá o Seminário Nacional sobre Igualdade de Oportunidade no Mercado de Trabalho, com o tema “A inserção do negro no mercado de trabalho – Entre o imaginário e a realidade”. Debaterão com o movimento sindical o professor da UFSB, Richard Santos, e a socióloga Ângela Guimarães, que é secretária de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais.

A atividade fará homenagem aos 70 anos do mestre Moa do Katendê, com a exposição de empreendimentos afros e lançamento dos livros do professor Richard Santos: “Maioria Minorizada. Um dispositivo analítico de racionalidade”, e o “Branquitude e televisão”. Também serão lançados os livros “Mulher negra na Política”, de autoria da deputada estadual Olívia Santana (PCdoB); “As Comemorações do Primeiro de Maio em Salvador na Primeira República”, da Coordenadora da Regional Portal do Sertão da CTB-Ba, Daiana Alcântara; “Jornada das Empreendedoras: segredos, desafios e conquistas”, da professora Dra. Leila Thaise.

20 DE NOVEMBRO

“No dia 20 de novembro, teremos duas grandes atividades: a Lavagem da Estátua de Zumbi dos Palmares, com saída do cortejo às 7h, da Igreja do Rosário dos Pretos, no Pelourinho. Pela tarde, tem o ato político em homenagem ao mestre Môa do Katendê, que faria 70 anos, na praça da Piedade, e o acompanhamento da Marcha Zumbi e Dandara, organizada pela CONEN (Coordenação Nacional de Entidades Negras)”, pontua.

Fonte: CTB

COMPARTILHE
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.