FÉc NO BONFIM E NA LUTA
Entidade mostra reivindicações comerciárias no cortejo
Esta quinta-feira (16) foi especial para a tradicional festa do Bonfim, pelos 280 anos da chegada da imagem do Senhor do Bonfim em Salvador. A festa se tornou um dos maiores eventos religiosos e culturais do país, reunindo milhares de baianos e turistas, na mistura das religiões católica e de matrizes africanas, num grande sincretismo religioso. Como em todo ano, os movimentos sociais e o sindicalismo marcam presença com suas bandeiras de luta.
A Federação dos Comerciários (FEC Bahia) liderou as representações da categoria com a palavra de ordem ‘Com FÉc na luta, vamos dar um bom fim à Escala 6×1’. O presidente da entidade, Jairo Araújo, reforçou a importância da celebração. “Milhares de pessoas vão às ruas expressar sua religiosidade, mas podemos ver um espaço democrático, que recebe bem manifestações políticas da sociedade, especialmente da classe trabalhadora. É fé em Senhor do Bonfim e nas lutas do povo”, enfatizou.
Caminharam com a FEC o secretário do Trabalho, Augusto Vasconcelos; a deputada federal Alice Portugal; dirigentes da CTB Bahia; dirigentes comerciários do interior: Amanda Santos (Itabuna), Rafael Sydartha (Irecê) e Fábio Cesar (Juazeiro); dirigentes comerciários de Salvador: Renato Ezequiel, Reginaldo Oliveira, Rosemeire Correia, Sueli Bahia e Moisés Teles; e dirigentes do SintraSuper: Rosa de Souza, Edvã Galvão, Carine Dias, Josélia Ferreira, Antônio Sebastião e Antônio Rodrigues.
Levando a mensagem “Fé na luta do povo e da classe trabalhadora – fim da Escala 6×1, pela democracia e sem anistia pra golpista”, a CTB Bahia e vários sindicatos mostraram sua força. “É bom começar o ano participando desse momento importante do nosso povo. Respeitando toda a religiosidade da festa, trazemos nossas bandeiras para chamar atenção da sociedade para temas que precisam ser debatidos durante o ano. Vemos aqui sindicatos do setor privado e representantes do serviço público sintonizados com as lutas gerais que as centrais sindicais e as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo desenvolvem. Viva a fé da população em Senhor do Bonfim e viva a nossa fé na luta por um Brasil melhor para todos”, afirmou Rosa de Souza, presidenta da CTB Bahia e do SintraSuper.
Segundo o governo estadual, a Lavagem do Bonfim deste ano conta com a participação de 79 entidades culturais, como os tradicionais Afoxé Filhos de Gandhy, Ilê Aiyê, Muzenza, Malê Debalê.
COMPARTILHE