SALVADOR EM LUTA
Comerciários lançam campanha exigindo fim da Escala 6x1
Com uma caminhada no palco das lutas políticas na cidade, o Sindicato dos Comerciários de Salvador lançou sua Campanha Salarial 2025. Um carro de som, dirigentes e ativistas percorreram, nesta sexta-feira (31), a Avenida Sete chamando a atenção da categoria e da população para as principais reivindicações deste ano: fim da Escala 6×1, cuidados com a saúde mental, domingos pagos e reajuste acima da inflação.
“O comércio de Salvador tem importância vital para nossa cidade. Por isso, é importante que o patronato valorize a categoria com um reajuste digno e atendam as outras reivindicações. O setor tem crescido mais que a média nacional, mas paga um dos piores pisos salariais do Nordeste. É hora de transformar essa força econômica em melhorias para quem se dedica nas lojas durante todo o ano”, disse Renato Ezequiel, presidente do Sindicato.
Presidenta da CTB Bahia e do SintraSuper, Rosa de Souza reafirmou o compromisso da Central com a categoria comerciária. “Estaremos acompanhando e reforçando as ações da campanha. 2025 é o ano de fazermos grandes lutas, especialmente pelo fim da Escala 6×1, que prejudica muito os comerciários e as comerciárias. É importante o sindicato também colocar em sua pauta o pagamento dos domingos [que já acontece nos supermercados] e medidas relacionadas à saúde mental”, enfatizou.
Em nome da FEC Bahia, Ailton Plínio destacou que a Federação orientou todos os seus sindicatos a unificarem o pedido do fim da Escala 6×1 nas campanhas. “É a principal luta da classe trabalhadora, pois trata da redução da jornada de trabalho, uma bandeira histórica do movimento sindical e que os nossos sindicatos no comércio baiano vão debater”, afirmou.
O vice-presidente Edvã Galvão ressaltou que a campanha traz temas que estão na ordem do dia. “O SintraSuper está ao lado dos comerciários do setor lojista, pois essa luta é de toda a categoria comerciária. Nos supermercados, os problemas são parecidos e as reivindicações, também. Vamos, juntos e firmes, fortalecer a luta em todo o comércio de Salvador”, pontuou.
COMPARTILHE