ITABUNA: CONVENÇÃO RASGADA
Donos de supermercados negam reajuste e propõem retirada de direitos
Os donos de supermercados de Itabuna querem acabar com todos os direitos da categoria. Em rodada de negociação da Campanha Salarial realizada no dia 23 de maio, os representantes do Itão, Meira, Açaí, G.Barbosa, Mix Mateus e Carrefour demonstraram total desprezo e desconsideração por seus funcionários e rejeitaram todos os itens da pauta de reivindicações aprovada em assembleia pelos trabalhadores e trabalhadoras, além de proporem a retirada de direitos históricos, o que, na prática, significa rasgar a Convenção Coletiva de Trabalho.
Entre as absurdas propostas, destacam-se a eliminação dos pisos salariais (deixando todos os funcionários com salário mínimo), a limitação de apenas dois Triênios (a Convenção em vigor não estabelece limite), a retirada dos 10% de Quebra de Caixa, a implantação de Banco de Horas negativo e a recusa em fornecer ticket alimentação. E mais: os proprietários dos supermercados se opõem ao pagamento do trabalho aos domingos, à redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e à implementação de um plano de saúde.
Diante dessa tentativa de massacre dos trabalhadores, o Sindicato dos Comerciários de Itabuna e Região está convocando a categoria a intensificar as mobilizações e a dar uma resposta ao segmento patronal: OS TRABALHADORES EM SUPERMERCADOS MERECEM RESPEITO! Uma grande Assembleia será realizada no dia 9 de junho (sexta-feira), no auditório do Sindicato, em diferentes horários (11h, 13h, 15h, 17h e 18h), para possibilitar uma maior participação da categoria, a fim de avaliar a proposta patronal e decidir os rumos da Campanha Salarial.
“Juntos, os trabalhadores, as trabalhadoras e o Sindicato podem resistir a essa tentativa de retrocesso e garantir uma negociação digna, que respeite nossos direitos e traga a valorização que merecemos”, afirmou Joab Alves Batista, presidente do Sindicato.
Com informações do Sindicato dos Comerciários de Itabuna e Região
COMPARTILHE