COMERCIÁRI@S DE IRECÊ

Rafael Sydartha destaca os desafios da categoria no município e na região

COMPARTILHE

Dando sequência às entrevistas para o site da FEC Bahia, desta vez quem solta o verbo é Rafael Sydartha, presidente do Sindicato dos Comerciários de Irecê e Região (Secir). O dirigente abordou vários assuntos, levantou os problemas enfrentados pela categoria e apontou os desafios.

Sobre o comércio de Irecê, Rafael destaca que tem tido um grande crescimento, é pujante e com grandes empresas. “Tudo que se procura, se acha aqui. Grandes redes e as principais lojas do Brasil e do Estado estão instaladas na cidade. Pessoas da micro e macro região compram aqui. Além do comércio, têm crescido os setores de bens e serviços, saúde e educação. Isso tudo ajuda na geração de emprego e renda”, pontuou.

O dirigente mostra que os problemas são do mesmo tamanho. “Lutamos contra o constante descumprimento do piso da categoria, a falta de fiscalização da Superintendência do Trabalho, muita informalidade e assédio moral em muitas empresas. Conseguimos resolver várias demandas administrativamente”, afirmou.

NEGOCIAÇÕES DIFÍCEIS

Rafael também ressaltou o ano difícil nas negociações com os empresários. “A Convenção Coletiva de Trabalho demorou de ser assinada, perdemos alguns feriados nos supermercados, pois o sindicato patronal daqui não representa o segmento. Mas, conseguimos assinar com a manutenção dos Dia dos Comerciários e o pagamento dos domingos no segmento lojista, que fecha nos feriados. Garantimos as cláusulas sociais, as taxas assistenciais, o aumento acima da inflação com ganho real e as diferenças salariais retroativas”, destacou.

BRASIL ATUAL

Em relação ao Brasil atual, com o governo do presidente Lula (PT), o sindicalista reforça a expectativa de lutar e colocar na ordem do dia vários direitos que foram retirados. “Queremos a volta da homologação nos sindicatos, o fim da terceirização e do trabalho intermitente, justiça gratuita e financiamento sindical decidido pelas categorias em assembleia. Mas, boas coisas já aconteceram em sete meses, como o retorno do Minha Casa Minha Vida, aumento do bolsa família, a valorização do salário mínimo. Essas políticas refletem diretamente no aquecimento da economia, ajudando o crescimento do comércio e a gerar emprego. E se o povão tem um ganho de renda melhor, vai consumir mais. Tenho convicção que está se ajeitando a casa para o retorno do crescimento da economia do país”, ponderou.

MAIS DESAFIOS

O presidente do Secir refletiu sobre o novo momento do sindicato, que tem uma diretoria recém empossada. “São oito meses de mandato e buscamos organizar financeiramente a entidade. Vamos garantir a formação dos diretores com cursos sobre sindicalismo e manter a unidade. Nosso trabalho nos colocou como protagonistas das lutas na cidade e principal sindicato da região. Todas as categorias procuram o sindicato para trocar ideias e planejar ações. Vamos seguir lutando para garantir bons acordos e buscando negociar com o SINDSUPER (patrões de supermercados) para os trabalhadores e as trabalhadoras terem direitos compatíveis com um segmento diferenciado. Trabalharemos para a conclusão da construção do Clube dos Comerciários”, afirmou.

MENSAGEM DE OTIMISMO

Por fim, Rafael Sydartha deixou uma importante mensagem para sua categoria: “Eu e toda diretoria estamos com muito vigor para defender os comerciários e as comerciárias de Irecê e da região, como sempre fizemos. Com uma diretoria que mescla experiência e juventude, a pegada e tom vai ser o mesmo de sempre. Porque somos um sindicato classista e de luta, com 31 anos de história. Podem confiar que é a solidariedade de classe que nos move. Enquanto estivermos nos indignando com a exploração do capital sobre o trabalho, levantaremos esta bandeira e estaremos nas trincheiras da resistência e da luta. Forte abraço a todos e todas. Vamos à luta, porque só ela nos garante!”

 

COMPARTILHE
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.