NINGUÉM COMPRA ESSA IDEIA

Loja em Caetité é acusada de racismo e misoginia; FEC repudia

COMPARTILHE

Em pleno Século 21, a sociedade ainda tem que ver atitudes discriminatórias e preconceituosas. E, infelizmente, o fato aconteceu no comércio de Caetité, no Sudoeste da Bahia, o estado mais negro do Brasil, com 80,8% da população autodeclaradas preta ou parda, segundo o IBGE.

A loja SD Presentes está sendo acusada de racismo e misoginia após colocar um anúncio para contratar uma mulher, “solteira, sem filhos e que se declare expressivamente de cor branca e seja dócil e gentil”. Rapidamente, o fato viralizou na quinta (25), primeiro nas redes sociais e, depois, ganhou repercussão na imprensa brasileira.

O presidente da FEC Bahia, Jairo Araújo, diz que a entidade repudia o fato. “Seja no comércio ou em qualquer outra atividade, não podemos aceitar esse tipo atitude discriminatória contra a classe trabalhadora. É o tipo de ideia que a sociedade não pode comprar e nem vender adiante. Sempre atuamos para combater o racismo e outras ações negativas dentro do comércio. Muitos sindicatos nossos já assinam convenções coletivas com cláusulas que estimulam a promoção da igualdade racial e o respeito às trabalhadoras. Temos clareza de que não é uma prática predominante no setor, mas ao acontecer, temos que repudiar”, afirma.

CRÍTICAS

Na internet, o fato gerou muitas críticas. Nos comentários, pessoas afirmaram que as exigências impostas são racistas e também misógina. O portal g1 Bahia tentou contato com o proprietário da SD Presentes e não obteve retorno.

Mas, um dos filhos do empresário se pronunciou contrário à atitude do pai, que não teve nome divulgado. Alan Vinícius lamentou e afirmou que ele, o irmão e a mãe discordam da prática. “Não temos nada a ver com a conduta do meu genitor. Nos responsabilizamos tão somente por nossos atos e rogamos para que as medidas cabíveis sejam tomadas a fim de que práticas como essa não se repitam”, escreveu.

Com a repercussão, o Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial de Caetité se pronunciou e emitiu uma nota de repúdio. CONFIRA:

Nota de pronunciamento Prefeitura de Caetité

“Diante do fatídico caso de racismo, misoginia e machismo praticado por lojista da cidade de Caetité-BA, ao anunciar vaga de emprego para o seu estabelecimento em sua redes sociais, o Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial de Caetité, vem a público repudiar todo e qualquer ato ou ação de intolerância, discriminação, preconceito, ou quaisquer outros atos que atentem contra a honra e dignidade da pessoa humana, bem como para reafirmar o seu compromisso com a promoção da igualdade racial, zelando pela defesa do povo Caetiteense e pelo enfrentamento de toda forma de intolerância ou tentativa de supremacia racial praticada contra quem quer que seja.

O Estado Democrático de Direito não comporta esse tipo de ataque, objetivando sempre a reprovação e prevenção dos crimes, especialmente os crimes de racismo e de injúria racial, notadamente porque são crimes que atingem, direta ou indiretamente, uma coletividade indeterminada de indivíduos.

Discursos e postagens conforme veiculam nas redes sociais só reforçam a necessidade de continuarmos conclamando nossa sociedade a refletir sobre os fundamentos e os princípios que norteiam a nossa República, que vão na contramão de qualquer ato de intolerância, racismo, discriminação ou preconceito.

Este Conselho estará de pé e atuante frente ao caso supramencionado, tomando todas a medidas legais e cabíveis para que a justiça seja feita e o culpado seja punido, seremos sempre contrários às práticas discriminatórias, enfileirando-nos em defesa dos direitos constitucionalmente resguardados.”

com informações do g1

COMPARTILHE
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.