FARSA NAS REDES

Ataques a Alexandre Moraes no X/Twitter: quase 50% dos posts feitos por robôs

COMPARTILHE

Quase metade dos ataques feitos contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, pela rede social X (antigo Twitter), do bilionário arrogante Elon Musk foram realizados por robôs. A pesquisa é do Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais (Netlab), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Segundo os pesquisadores, a atenção se deve ao perfil que apoiou o magnata, que apresentou uma alta proporção de contas falsas e demonstrou um alto nível de compartilhamento, com uma média de 1,33 conexões por conta. A análise do NetLab levantou postagens entre 8 e 9 de abril e identificou aproximadamente 90 mil posts, com 39 mil contas publicando em inglês e outras 30 mil em português.

Fundadora e coordenadora do NetLab, Marie Santini revela como foi feito o estudo. “Desenvolvemos um classificador baseado em inteligência artificial que identifica contas inautênticas. Observamos que Musk usa a plataforma dele para anabolizar o debate desde o primeiro dia do confronto digital com a Justiça brasileira. Quando decidiu que iria comprar o Twitter, Musk bateu muito na tecla de que a rede tinha robôs demais, para tentar baixar o valor da compra. O empresário disse que iria eliminar esse cenário, mas não é o que está acontecendo. Obviamente, ele está usando a possibilidade em prol de si, para se promover e avançar suas pautas”, destacou.

Das postagens em inglês, aproximadamente 41% foram originadas de contas falsas “presentes para manipular a discussão”, diz a pesquisadora. Quando se trata de perfis que postam em português, essa porcentagem é de 35%. Dentro da comunidade que dissemina a retórica do empresário, 49,88% das contas são consideradas legítimas, enquanto 47,97% são identificadas como robôs. Outras 2,15% não foram classificadas. Por outro lado, na comunidade que se opõe, 58,67% das contas foram identificadas como autênticas, 35,58% como robôs e 5,75% não foram categorizadas.

CONTAS FALSAS ALIADAS COM MUSK

O estudo indica uma predominância ainda maior de postagens de contas falsas na comunidade associada aos discursos de Musk. As contas consideradas legítimas representam 46,24%, enquanto os robôs correspondem a 53,68% e outros 0,08% não foram categorizados. Contrariamente, a comunidade que defende Moraes tem uma maioria de perfis legítimos, com 55,85%, em comparação com 44,15% de contas classificadas como robôs.

ROBÔ É COMO CPF FALSO

Com isso, a extrema-direita e os bolsonaristas espalham a falsa ideia na sociedade de que grandes maiorias de pessoas estão pensando da mesma forma sobre algum tema, especialmente polêmico. O pior é que boa parte da sociedade acaba aceitando sem uma visão crítica para checar se tem verdade naquilo que se divulga. Na verdade, robô é como o CPF falso (do mundo digital) que alguém usa para cometer crimes. Na vida real, tem gente que usa o CPF de alguém criminosamente para obter vantagens. No mundo digital, tem gente que cria milhares de perfis falsos (robôs), que espalham mentiras como se fossem pessoas verdadeiras que estão se posicionando sobre um assunto.

com informações da Revista Fórum

COMPARTILHE
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.