SINTRASUPER NEGOCIA

Na 1ª reunião, patrões propõem acabar com Dia dos Comerciários

COMPARTILHE

Com o lema “Bora pra luta conquistar”, o SintraSuper iniciou, nesta quinta-feira (29), as negociações da Campanha Salarial com os supermercados. Já de cara, os patrões propuseram acabar com o feriado coletivo do Dia dos Comerciários. Na parte econômica, ofereceram a inflação (estimada em 3,73%) como reajuste para os pisos, 3% para quem ganha acima e 2,73% para quem trabalha em empresas de até 50 funcionários. O sindicato patronal alegou que o setor “passa por dificuldades”.

Essa tese que foi rebatida pela presidenta do SintraSuper, Rosa de Souza. “Temos uma expectativa positiva, pois o cenário econômico é favorável para os supermercados. O salário mínimo teve ganho real de 3%, melhorando os outros salários e fazendo as pessoas comprarem mais. O PIB cresceu 2,45% em 2023 e a inflação está controlada. O emprego formal aumentou e o desemprego caiu. Isso favorece o consumo das famílias, que aumentou 3,09% no ano passado. Portanto, podem oferecer melhores reajustes e não retrocederem nos direitos, como acabar o Dia dos Comerciários”, pontuou.

A ponderação foi reforçada pela coordenadora técnica do Dieese, Ana Georgina Dias, que refrescou ainda mais a memória dos empresários na mesa. “A ponderação foi reforçada pela coordenadora técnica do Dieese, Ana Georgina Dias, que refrescou ainda mais a memória dos empresários na mesa. “O setor teve aumento da receita nominal de vendas de 9,3% na Bahia e 8,4% no Brasil. Em termos reais, quando desconta a inflação do período, o crescimento foi de 4,5% na Bahia, maior do que o registrado no Brasil (3,61%).

VALORIZAÇÃO

Em seguida, Rosa de Souza ressaltou que esses números positivos precisam ser compartilhados com a categoria. “É o momento de valorizar o trabalho e a dedicação das trabalhadoras e dos trabalhadores de supermercados. Esperamos que o patronato avance com as propostas na próxima reunião, dia 13 de março. Agora, é organizar as ações da campanha nas empresas”, afirmou.

O vice-presidente da FEC Bahia, Reginaldo Oliveira, destacou que a campanha é para assegurar a valorização do trabalho e do consumo, com melhores salários. “Essa é uma mesa preparada e com experiência de negociação para se assinar uma boa Convenção Coletiva de Trabalho”, disse.

Com a presidenta, participaram o vice-presidente Edvã Galvão, o secretário geral Anderlei Costa e os dirigentes dos Comerciários de Lauro de Freitas, José Carlos “Guri” (presidente) e Euridéia Mendes. Entre as principais reivindicações deste ano estão: reajuste de 8% (a inflação + ganho real) para salários, pisos e itens econômicos, homologação no sindicato e manutenção das cláusulas sociais.

Fonte: SintraSuper

COMPARTILHE
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.