COMERCIÁRIA EM DESTAQUE

Rosa de Souza recebe importante prêmio em homenagem às mulheres

COMPARTILHE

Em uma  noite especial do mês de homenagens à luta feminina, oito mulheres baianas foram homenageadas com o importante prêmio Alice Bottas, concedido pelo Sindicato dos Bancários da Bahia a lideranças femininas que fazem a diferença onde atuam. A cerimônia aconteceu nesta quinta-feira (21), na Casa Pia, localizada na Calçada.

Uma das homenageadas, a presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza, destacou o pioneirismo de Alice Bottas. “Eu sou a primeira mulher a ser presidenta do meu Sindicato [SintraSuper] e da CTB Bahia. É uma honra receber o prêmio que leva o nome da primeira mulher a ser diretora do Sindicato dos Bancários, isso em 1934. Temos que reverenciar as mulheres que quebraram tabus e abriram caminho para que a gente chegasse aos tempos atuais com uma situação bem melhor, embora com grandes desafios para as mulheres vencerem. Viva Alice Bottas e todas nós que fazemos diferença na sociedade. Vamos honrar esse legado dessa sindicalista que foi ousada e mostrou sua competência no início do Século 20”, enfatizou a dirigente, que recebeu a honraria das mãos do vice-presidente da Central, Emanoel Souza.

Diretora de Gênero dos Bancários, Martha Regina ressaltou a importância de se preservar a história feita por mulheres, especialmente sindicalistas. “Alice foi corajosa em uma época ainda mais difícil para nós. Desde então, sua atitude tem inspirado gerações de trabalhadoras bancárias que vêm ocupando espaços importantes nos bancos e no movimento sindical”, frisou.

“O Alice Bottas nasceu da vontade de homenagear, no mês de março, mulheres que contribuem em diferentes frentes para a redução das desigualdades de gênero, o empoderamento feminino e o aumento da representatividade”, destacou o presidente do Sindicato e vereador de Salvador, Augusto Vasconcelos.

Além de Rosa de Souza, foram homenageadas: Kátia Branco (Bancária), Dolores Fernandez Fernandez (Saúde), Tânia Toko (Cultura), Marleide Nogueira (Ativismo Social), Cleuma Gonzalez (Esporte), Esmeralda de Oliveira (Jurídico) e Tarsilla Alvarindo (Comunicação). Depois da premiação houve coquetel e show musical.

com informações do Sindicato dos Bancários

COMPARTILHE
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.