UMA VIDA EM UM DIA

Comerciári@s de Salvador debatem filme e desafios atuais da mulher

COMPARTILHE

“O dia de Jerusa”, dirigido pela baiana Viviane Ferreira (segunda mulher negra brasileira a dirigir um filme), foi o centro do debate realizado, nesta quarta-feira (27), pela Secretaria de Gênero, Raça e Etnia do Sindicato dos Comerciários de Salvador. O evento marca o fim das celebrações do Março Mulher pela entidade.

Para a titular da pasta, “Cherry” Almeida, o filme gerou várias intervenções importantes. “As pessoas ressaltaram algum aspecto que vivenciou, no trabalho ou na família. Isso porque o filme retrata a história e a trajetória de uma mulher negra, que se dedica à família e à sociedade, mas se encontra em solidão. Debates como esse são importantes para a formação política das sindicalistas e, também, dos sindicalistas homens e da nossa categoria”, disse Cherry Almeida, titular da pasta.

A mediação do debate foi de Natália Gonçalves, assessora na Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego e Renda (Setre), dirigente da União Brasileira de Mulheres (UBM) e membro do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher. “Essa dinâmica é interessante porque favorece a troca de ideias. Tivemos uma participação muito expressiva dos dirigentes e assessores da entidade. Mostra a importância que o sindicato dá e sempre deu à luta de igualdade de gênero e pela igualdade de direitos que as mulheres encabeçam”, enfatizou.

EMPODERAMENTO

Comerciária e presidenta da CTB Bahia, Rosa Souza destacou a importância da luta pela igualdade. “Quando lutamos pelo empoderamento feminino em todos os espaços de poder na sociedade, é para mudar realidades como essa de Jerusa. Nossa luta tem produzido muitas conquistas para as trabalhadoras e as mulheres em geral. Mas, os desafios ainda são grandes, como conquistar a igualdade de direitos e salarial. O movimento sindical deve atuar para que a lei sancionada pelo presidente Lula seja efetivada na prática. O sindicato está de parabéns por essa grande iniciativa”, frisou.

O presidente do sindicato, Renato Ezequiel, ressaltou a importância das diversas bandeiras que as mulheres levantam nos dias atuais. “Para as mulheres não existem limites. Elas já conquistaram muitos direitos ao longo da história, mas ainda há muito a ser conquistado. É nosso dever e nossa obrigação abrir espaço para as mulheres, dar apoio e até repensar novas maneiras de pensar e agir para diminuir a desigualdade que ainda existe entre homens e mulheres”, pontuou.

Prestigiaram o evento os dirigentes da FEC Bahia, Reginaldo Oliveira (vice-presidente) e Ailton Plínio, além de vários dirigentes e assessoras do sindicato, que foram contemplados com um café da manhã.

com informações do Sindicato dos Comerciários

COMPARTILHE
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.