CTB E CENTRAIS UNIDAS

Entidades lançam 1º de Maio nesta terça-feira (16), em São Paulo

COMPARTILHE

Os presidentes das principais centrais sindicais do Brasil se reuniram, nesta segunda-feira (15), em uma entrevista coletiva na cidade de São Paulo. Na pauta, questões prementes que serão abordadas no Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, celebrado em 1º de maio. CTB, CUT, Força Sindical, UGT, CSB, NCST, Intersindical e Pública Central de Servidores destacaram as demandas urgentes do povo brasileiro.

O lançamento oficial das atividades acontece nesta terça-feira (16), no largo da Concórdia, com mobilização e conscientização sobre os desafios enfrentados pela classe trabalhadora. No dia 1º de maio, o evento principal será às 10h, no estacionamento da Neo Química Arena (Itaquerão). A orientação é realizar grandes atos nas capitais e grandes cidades do País.

PAUTAS DA CLASSE TRABALHADORA

Na entrevista, os dirigentes listaram uma série de reivindicações urgentes da população brasileira. Confira:

Emprego Decente: Diante do persistente desafio do desemprego, as centrais sindicais exigem políticas públicas e ações governamentais que promovam a geração de empregos de qualidade e garantam condições dignas de trabalho para todos os brasileiros.

Menos Juros: A redução da taxa de juros do Banco Central é vista como essencial para estimular o crescimento econômico, facilitar o acesso ao crédito e aliviar o peso das dívidas sobre os trabalhadores e suas famílias.

Aposentadoria Digna: Em meio a debates sobre reformas previdenciárias, é defendido o direito fundamental à aposentadoria digna, assegurando que os trabalhadores possam desfrutar de seus anos de descanso com segurança financeira e qualidade de vida.

Correção da Tabela do Imposto de Renda: A defasagem na tabela do Imposto de Renda penaliza principalmente os trabalhadores de baixa e média renda. As centrais sindicais exigem a correção dessa tabela para garantir uma tributação mais justa e equitativa.

Valorização do Serviço Público: Em face das ameaças de privatização e precarização dos serviços públicos, é fundamental valorizar e fortalecer o papel do Estado na promoção do bem-estar social, garantindo o acesso universal e de qualidade à saúde, educação, segurança e outros serviços essenciais.

Salário Igual para Trabalho Igual: A luta pela igualdade salarial entre gêneros é uma bandeira histórica do movimento sindical. Atualmente, o foco está na efetiva aplicação da Lei nº 14.611/2023, que promove a obrigatoriedade da igualdade salarial entre homens e mulheres nas empresas.

com informações da CTB Nacional

COMPARTILHE
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.