DELAÇÃO NA AMERICANAS

Ex-executivos da empresa negociam delação premiada, diz MPF

COMPARTILHE

O procurador do MPF-RJ (Ministério Público Federal no Estado do Rio de Janeiro) José Maria de Castro Panoeiro afirmou nesta 3ª feira (15.ago.2023) à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Americanas na Câmara dos Deputados que o órgão negocia um acordo de delação premiada com ex-executivos da companhia.

Segundo o procurador, a iniciativa de firmar a delação premiada e apresentar dados da Americanas partiu dos próprios envolvidos na inconsistência contábil estimada em R$ 20 bilhões. Panoeiro não mencionou o nome dos ex-executivos que negociam a colaboração.

Ele afirmou que a investigação do Ministério Público Federal no Rio de Janeiro já identificou os crimes de associação criminosa, falsidade ideológica, manipulação de mercado e insider trading (uso de informações não divulgadas ao mercado) “sem grandes esforços de interpretação”.

Entretanto, o procurador disse que ainda não houve indiciamento de nenhum dos supostos envolvidos no escândalo contábil. Ele, porém, não descartou medidas cautelares futuras.

Ao ser questionado sobre a possibilidade do envolvimento dos acionistas da Americanas – os empresários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira –, Panoeiro disse que essa é uma das “grandes perguntas” da investigação.

Fonte: Poder360

COMPARTILHE
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.